Natan e o tapa pedagógico

Caruaru – Pernambuco, 1967. O bispo estava visitando a escola naquele dia. Como era costume, todos os alunos estavam em formatura no pátio, debaixo do sol escaldante.
A visita era um grande acontecimento. Em consideração, era hábito todos os alunos se ajoelharem perante o Bispo, em respeito e reverência. E assim fizeram… menos o menino Natanael. O curumim franzino, do meio do pátio em postura firme, desafiava solitariamente as autoridades escolares. Todos ajoelhados e o menino Natan em pé, firme e desafiante. Os colegas ajoelhados o avisavam baixinho: “senta, Natan!”, “menino doido!” Professores olhavam com surpresa e raiva: “Uma afronta desse menino!”
De súbito, um tapa no pé do ouvido o desestabiliza. Quase cai. Recompõe-se e permanece em pé. A supervisora veio por trás tentar “ensinar” ao garoto a se comportar perante a autoridade  do bispo. “Ajoelha, menino!” — foi o grito da supervisora depois do tapa pedagógico.
“Meu pai me disse que a gente só  deve ajoelhar diante de Deus!” — foi a resposta firme do menino Natan, com o dedo em riste. E não se ajoelhou. Não conseguindo seu intento, a supervisora passou ao plano B e o ignorou. Natan era assim, teimoso.
Depois o pai foi chamado por causa desse “mau comportamento” do menino.

Cedo o menino Natan descobria (e provou  no pé do ouvido) a difícil questão da intolerância religiosa no interior do Nordeste nos anos 60.

*ATENÇÃO: esta obra é protegida pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/989) e foi registrada. É permitida a publicação em sites e blogs desde que citado o autor e a fonte com link. Para publicações em livros e e-book pagos, envie um e-mail para aldairars60@gmail.com para receber a autorização gratuita para publicar.
**As fotos foram retiradas do Google. Se você é o dono de alguma delas, entre em contato, para que possamos dar os devidos créditos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s