Cinzas

Dona Judith guardava as cinzas do marido numa panela de barro na prateleira da cozinha. Já caducava mas dizia que eram só manias. Coisa de vovó já caducando mesmo. Amava muito o falecido marido e queria ‘tê-lo” sempre por perto. “Era um velho de ouro” – dizia com saudades. Tiveram muitos e felizes anos de convivência, teimosias e, depois, caduquices.

Aqui e ali D. Judith perdia a memória e as coisas, se confundia com as coisas e as palavras, trocava as bolas e as coisas. Vivia trocando as coisas de lugar e não sabia mais o lugar que trocava. Era a idade ou porque D. Judith tinha fama de vó meio maluquinha. Certo dia, saiu de casa com meias de cores diferentes. De outra feita, a blusa estava com a frente para as costas. E em outra, trocou o açúcar refinado por sal e serviu um bolo extra salgado. Era desse jeito.

Mas naquele domingo era uma ocasião especial. Os filhos e netos vieram visitá-la. Os netinhos adoravam a casa da vó porque casa de vó pode fazer tudo. Ou quase tudo. Serviu um peixe frito na farinha de rosca delicioso. Todos gostaram. Almoço em família é tudo de bom. Fim do domingo.

Vó Judith volta a ficar sozinha e vai arrumar a cozinha. Onde estavam as cinzas do querido marido? O pote estava quase vazio!  Vó Judith medita um pouco e tira uma conclusão. Ficou encucada. Teria usado as cinzas do marido no lugar da farinha de rosca?

D. Judith era assim. Trocava as coisas.

*ATENÇÃO: esta obra é protegida pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/989) e foi registrada. É permitida a publicação em sites e blogs desde que citado o autor e a fonte com link. Para publicações em livros e e-book pagos, envie um e-mail para aldairars60@gmail.com para receber a autorização gratuita para publicar.

**As fotos foram retiradas do Google. Se você é o dono de alguma delas, entre em contato, para que possamos dar os devidos créditos.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s