“Tremendas trivialidades”

O autor:
Ensaista, novelista, contista, jornalista, poeta e apologista cristão, G. K. Chesterton (1874-1936) publicou mais de cem obras durante a vida, mas foi por suas novelas de mistério, com o inesquecível “Padre Brown”, e por “Ortodoxia”, o clássico da apologética cristã do século XX, que ele se tornou conhecido e admirado por leitores famosos e anônimos mundo afora. Poucos dos seus admiradores, porém, conhecem sua obra jornalística, suas crônicas diárias publicadas nos jornais londrinos do começo do século passado. O que é lamentável, pois são em algumas dessas crônicas esquecidas e reunidas neste livro que encontramos vários dos melhores momentos de Chesterton.

A obra:
As cenas descritas nas 39 crônicas deste livro são trivialidades, mas Tremendas trivialidades, se as encaramos pelos olhos do autor. Chesterton, acreditando – e demonstrando – que não existem coisas desprovidas de interesse, mas apenas pessoas que não se interessam suficientemente por elas, convida o leitor para ver nas pequenas coisas não sua beleza, mas sua grandeza.
A grandeza das pequenas coisas, que bem poderia ser outro título para o livro, é a unidade por trás da multiplicidade de episódios cotidianos e aparentemente desconexos sobre os quais Chesterton estende sua lupa de investigador da alma humana. É a grandeza de Chesterton que o permite se fazer pigmeu, a fim de que seu mundo fique ainda maior e mais admirável.

Lançado pela editora Ecclasiae em 2020 com 250 páginas.

Conexões triviais:
Biografia, frases, livros, artigos, mídias sobre Chesterton:
https://www.sociedadechestertonbrasil.org/

Citações de Chesterton:
https://www.pensador.com/autor/g_k_chesterton/

Um comentário em ““Tremendas trivialidades”

  1. Não pude ler todo. Mas, das primeiras crônicas que li, já achei super interessante. Reparar as “tremendas” trivialidades da vida é um desafio que, se vencido, nos dá grandes benefícios.

    Lendo agora o livro Ortodoxia, que ganhei de presente de um grande amigo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s