“Sem noção”

Cunhei a expressão “Escala SN” (“SN” = “Sem Noção”), a qual vai de 0 a 1000, para descrever o grau da característica mais surpreendente do ser humano: a de fazer deliberadamente, besteiras, loucuras e bizarrices sem se preocupar com as consequências, com perigo de sua própria vida e de outrem. A escala Sem Noção vai de 0 a 1000, porque no que tange à loucura enraizada no ser humano, ele é muuuuuito criativo, por isso a escala ampla! A galeria dos sem noção na Internet e nas revistas, é infindável, sem fim, não termina nunca, não tem limite, não conhece termo final e está longe de acabar.

Vejamos alguns: um senhor barrigudo recebe, sorrindo, tiros de balas de borracha na barriga (SN = 580); um jovem sem camisa lança-se em cima de um monte de cactos com imensos espinhos (SN = 120); um jovem recebe, por vontade própria, choque da arma “não letal” tazer (SN = 600); um jovem bêbado joga bebida alcoólica na própria cueca com a qual estava vestido e… (pasmem!) ateia fogo! (SN = 530); um senhor tira uma verruga da ponta do dedo com um tiro de uma espingarda calibre 12 e consegue tirar a verruga…  e o dedo! (SN = 750); um rapaz, fazendo uma fantasia de halloweem, crava um facão numa tábua amarrada ao peito, a tábua se parte e ele sangra até morrer (SN = 980).

Na Bíblia temos também alguns “bons” exemplos de gente sem noção, gente precipitada, inconsequente, loucas, as quais brincaram com a Palavra de Deus e com o Deus da Palavra, não tendo noção do perigo que correram, pois afrontaram ao Deus Todo-Poderoso (Hb 10.31). Vejamos alguns: o Rei Acabe, o louco que casou com uma idólatra, fez pecar todo o povo e morreu com uma flecha lançada ao acaso (SN = 1000) (I Rs 22.34); o Rei Saul, desorientado e fraco, tenta tomar um atalho para chegar a Deus, fazendo o que Deus proibiu, consultar médiuns e necromantes, morrendo por causa disso (SN = 1000) (I Cr 10.13); Ananias e Safira, roubam de Deus, tentam enganar o Espírito Santo, achando este não tinha noção de contabilidade e que não conhecia os seus corações, e são mortos de modo fulminante (SN = 1000) (At 5.3); um homem abastado, achando que não vai morrer, amontoa tesouros terrenos e constrói celeiros maiores, mas Deus lhe diz: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tu tens preparado para quem será?” (SN = 1000) (Lc 12.20).

Tanto aqueles sem noção da internet quanto estes da Bíblia, comprovam a verdade desta lei divina: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6:7). Evidentemente estes exemplos na Bíblia nos foram dados a conhecer para que possamos evitá-los, “pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito” (Rm 15:4). 

            Reparou que a “Escala SN” sempre é 1000 para os citados personagens bíblicos? Isto porque brincar com Deus, afrontar o seu Espírito Santo, desonrar a Cristo e envergonhar a sua Igreja, não tem níveis na escala, sempre é loucura máxima.

“Portanto, vede prudentemente como andais não como néscios, e sim como sábios…” (Ef 5:15)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s