O homem sem medo

Demolidor é o personagem da Marvel conhecido como “o homem sem medo”. Após um acidente químico, ficou cego e teria ampliado todos os seus outros quatro sentidos, e teria perdido o mecanismo cerebral responsável pelo medo. Isso é na boa ficção Marvelesca. E na vida real?      

Na vida real o ser humano sem medo não existe. Por conta da nossa constituição humana, todos estamos sujeitos aos medos, e eles são muitos!

Há medos tradicionais. Medo de cemitério, de “alma”, de “visagem”, de gato preto, de sexta-feira 13, de chinelo virado, de passar debaixo de escada, de acordar com o pé esquerdo. Esses são as ridículas superstições do mundo. Há os medos mais moderninhos. Medo de assalto, de bater o carro ou sofrer um grave acidente, de seqüestro, de estupro, de bala perdida, de ser roubado por hacker, de perder seus preciosos arquivos do HD ou do pen drive.

E há também um dos medos mais vergonhosos para o cristão: o medo de evangelizar, falar da sua fé. Isto porque, este medo reflete a nossa vida com Deus e nos traz a triste revelação de que Cristo nos tratará de igual modo “quando vier na glória de seu Pai com os seus santos anjos” (Marcos 8:38).

A Palavra de Deus nos diz que o medo existe e podemos senti-lo, mais não podemos deixar que o medo seja o senhor da nossa vida. Jesus disse: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo (1Jo 4:18). Outras passagens nos exortam à coragem e à esperança: “Sejam fortes e tenham coragem, todos vocês que põem a sua esperança em Deus, o SENHOR!”(Sl 31:24 – NTLH). Os escritos de Hebreus também nos asseguram: “Portanto, não percam a coragem, pois ela traz uma grande recompensa” (Hb 10:35-NTLH).

É certo que Deus não criou nenhum Demolidor no velho estilo Marvel, mas Ele nos assegura em sua Palavra que todos os medos que assolavam a nossa alma descrente foram lançados fora quando Cristo entrou em nossa vida. Embora o medo exista, o cristão não deve jamais deixar-se dominar por ele, mas, sim, vencê-lo olhando para bem além dele, olhando para o Autor e Consumador da nossa fé, Jesus. Uma leitura em Hebreus capítulo 11, nos mostra do que é capaz um ser humano com a coragem de Cristo, posto de todo o coração nas mãos de Deus.

O homem sem medo não existe, mas o homem com a coragem de Cristo, sim. Lancemos fora todos os medos e cumpramos com intrepidez as tarefas da caminhada cristã, principalmente a gloriosa tarefa de difundir a fé cristã.

“Todos ficaram apavorados com o que viram. Mas logo Jesus falou com eles, dizendo: — Coragem, sou eu! Não tenham medo!”(Mc 6:50 – NTLH)

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s